7 de setembro de 2020

ibirapitanga

É da pele preta que essa voz fala

em nome da negrura dos meus sentimentos 

afirmo os acordos sórdidos 

e falsos consentimentos 

de quem teve seus direitos negados 

suas terras roubadas 

a cultura assassinada

e as vidas 

as vidas são jogadas a mercê do tempo 

do descaso e da violência 

só que eles não contavam

com a nossa resistência 


Eu, eu sou brasileira 

do projeto de Brasil que deu certo 

que miscigenou, clareou

ascendeu e consumiu 

Essa é a pátria que nos pariu 


Onde grilagem, milícia e estupro 

é tão comum 

que nem gera tumulto 


A juventude arrancada das ruas 

 3º maior população carcerária

indígenas, quilombolas e ribeirinhos

arrancados pela especulação latifundiária


Das nossas raízes querem arrancar todas

do nosso ventre à nossa alma. 

depois perguntam porque eu não estou calma 


Eu sou filha dessa terra, 

invadida por filhos da ignorância

que matam todos os dias nossas crianças 

na bala perdida

na água poluída 

na comida envenenada

na floresta devastada 

nos matam

tiram o direito mais humano 

de ser


Vistos como não humanos
temidos como meta humanos
em empregos sub humanos

assim se passam anos
gerações, 

mesmo sistema colonial
só que agora com filtro do Instagram


A negrura dos sentimentos
a mestiçagem da minha pele 

e minha paixão por mate guarani
me trouxeram até aqui 

sou filha da terra ibirapitanga

e quero rio pra bebe e banha

semente pra colher e plantar 

fogo pra cozer e alumia.

sou filha da terra
e dela ninguém vai me tirar

Nenhum comentário:

Postar um comentário